bdswiss erfahrungen

IASC-PT

O projeto de procura de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (IASC) é coordenado por Patrick Miller da Hardin-Simmons University no Texas. No projeto participam escolas de cerca de 40 países.

Em Portugal o projeto é coordenado pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia e são já 21 os asteróides descobertos pelas equipas portuguesas.

Desde 2009 o projeto é coordenado em Portugal pela professora Ana Costa (NUCLIO) , cujo trabalho permitiu o crescimento sustentado do IASC em Portugal. O empenho e qualidade do trabalho dos professores e alunos portugueses é reconhecido pelo Prof. Patrick Miller ao admitir no programa cada vez mais escolas nacionais, são já cerca de 50!

O projeto consiste na análise (com o auxílio da aplicação Astrometrica) de fotografias tiradas por vários telescópios apontados para a cintura de asteróides (Main Belt) situada entre os planetas Marte e Júpiter.  Estas observações permitem identificar objetos próximos da Terra (NEO - Near-Earth Objects) confirmando a sua existencia e calculando as suas órbitas, permitindo identificar possíveis ameças de objetos que possam estar em rota de colisão com a Terra.

Os alunos do CIC vão participar na campanha de procura de Asteróides que está decorrer até à primeira semana de Fevereiro.

http://iasc.hsutx.edu/iasc/NUCLIO.html