bdswiss erfahrungen

No próximo dia 2 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Francês, comemorar-se-á La Chandeleur no nosso Colégio, para assinalar uma tradição francesa e envolver toda a comunidade educativa. Esta atividade de cariz cultural pretende dar a conhecer a França, as suas tradições, a cultura e a história. Os alunos do 3º ciclo irão dinamizar a venda de crepes ao longo do dia, bem como um atelier de confeção, durante a tarde.

La Chandeleur acontece 40 dias depois do Natal e o seu nome deriva do latim (candelaria/candeia) e a sua origem remonta à Antiguidade Romana, em que se fazia uma festa em honra do deus Pan, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante essa festa, à noite, os fiéis andavam nas ruas com tochas. A partir do século XIV, esta festa passa a ser associada a Nossa Senhora das Candeias.

Hoje em dia, a tradição é fazerem-se crepes que, pela sua forma redonda e pela sua cor dourada, fazem lembrar o sol e são como que um apelo ao regresso da primavera, após o Inverno. Há um ritual interessante associado à confeção dos crepes: fazer saltar os crepes, com a mão direita, e ter, na mão esquerda, uma moeda, para trazer prosperidade e abundância durante todo o ano. Há também a superstição de que o primeiro crepe confecionado não deve ser comido, mas antes guardado para dar sorte e para que as colheitas sejam abundantes.

Boa Chandeleur para todos!