CIC Viseu no Top 10 dos rankings nacionais

bdswiss erfahrungen

“No meio de vós está Alguém que não conheceis” – diz João Baptista, referindo-se a Jesus. Ele é o centro do Presépio e do Natal, a esperança do Advento. Há o perigo de nos deixarmos enganar: ou desconhecendo Quem nasce e o Sentido do Seu Natal, desviando para muitas outras coisas o centro destes dias ou de nos fixarmos no sinal errado, passando ao lado do principal. Pode acontecer que o principal ande esquecido – “Alguém que não conheceis” – e nos desorientemos por tantas luzes, prendas, montras, ceias, festas e pelo que nos parece mais espetacular…

Celebramos o Domingo da Alegria – Jesus, portador da Salvação e da Vida, vem e quer viver connosco. Ele é o centro, a razão e o sentido da Alegria do Natal. Toda a Mensagem destes dias nos convida à esperança feliz e à alegria verdadeira porque Ele nasceu para nós e vive connosco. Na Liturgia de hoje, Isaías revela, antecipadamente, a missão de Jesus, Salvador. Ele é Quem vem trazer a libertação plena aos que sofrem quaisquer limites impeditivos da salvação. Exultar de alegria e cantar louvores ao nosso Deus são atitudes e gestos próprios de um coração agradecido e feliz que prepara o Presépio para conservar e celebrar estes dons divinos. São Paulo dá as sugestões das iguarias convenientes para a celebração plena do Natal. Ao lado das razões, plenas de sentido, para congregar a família e cultivar e atualizar tradições, convida-nos a ir ao centro do Natal de Jesus, abrindo o coração para que Ele nos encontre acolhedores aos dons da Sua vinda.

Hoje, celebramos um Natal especial que comemora 90 anos desta Instituição de Educação e formação – o Colégio da Imaculada Conceição. História feliz, reveladora de valores que muitos milhares de pessoas, que por aqui passaram, tantas outras que o foram conhecendo e esta cidade e região onde ele foi criado, poderão atestar. Isto, nas mais diversas situações e circunstâncias – familiares, humanas, académicas, políticas, religiosas e sociais – muitas e muitos poderiam dizê-lo, confirmando o lugar que este Colégio tem na sua vida e na sua história: pessoal, familiar e cívica. Quero saudar todas e todos quantos constituem esta história: Religiosas, Professores, Alunos e Auxiliares, nos 90 anos de vida, rica e digna, de nobre e jubilar celebração.

Ao jeito de João Baptista, também o Colégio e as Irmãs Doroteias poderão dizer que são a estrutura e a matriz de quantos aqui assumiram a vez, aprenderam a voz e receberam o saber e o poder para transformar a sociedade e as realidades humanas e sociais. São chamados a fazê-lo de acordo com os valores e as qualidades que aqui foram vividas, ensinadas e testemunhadas por quantos tiveram a grata oportunidade de aqui passarem tempos importantes e decisivos da sua vida.

Esta história, rica e feliz, está e continua viva em quantas e quantos são o hoje desta Instituição de ensino e desta Comunidade de saber e de viver: Religiosas, Direção, Professores, Auxiliares e Alunos. Todos estes são a Comunidade Educativa que, tal como um rio a fecundar margens e a engrossar caudais de fertilidade, o Colégio irriga e embeleza um projeto que continua a fidelizar os ideais das Fundadoras que beberam da Fonte e foram caudais originais desta longa e enriquecedora corrente de vida.

No Ano Jubilar da Vida Consagrada, proposto pelo Papa Francisco, saúdo e felicito todas as Irmãs que, hoje e ao longo dos tempos, dão e deram corpo ao carisma de Santa Doroteia, no seguimento e invocação de Maria, a Imaculada Conceição. Fundadas no saber e na procura da verdade e do bem, desejo as maiores venturas e felicidades a este belo Projeto que continua a viver o presente e a preparar o futuro. Para todas e todos quantos são parte deste Colégio, o estimulam, apoiam e estimam, votos de um Santo e Feliz Natal.

Que a mensagem natalícia que, neste Domingo, revela a identidade do Messias que de Deus veio para nós, fidelize mais e mais, a identidade desta Casa de Aprender, de Saber, de Viver e de Ensinar, ao serviço do futuro, mais e mais belo, na formação das crianças, jovens e famílias da nossa Região! AMEN.

 

 

+ Ilídio Pinto Leandro, bispo de Viseu

 

Colégio da Imaculada Conceição – Viseu
Doroteias da Província Portuguesa

Oferta Formativa: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do ensino Básico
Alvará n.º 31 de 28/07/1932